Villahoz, Burgos

Villahoz é um município da Espanha na província de Burgos, na comunidade autónoma de Castela e Leão. Possui 50,5 km² de área, e uma população de 359 habitantes (2004), tendo densidade populacional de 7,10 hab/km².

A população vêm decrescendo ao longo do tempo, tendo reduzido 70% nos últimos 100 anos, que vivem cultivo de aves e plantio.

Pelos registros encontrados de nossos ancestrais "Santoyos", desde o fim do século XVII até o início do século XX, nasceram, viveram e faleceram neste município, originando nossa linhagem até a imigração espanhola ao Brasil.

Origem

A cidade foi fundada no final do século IX, provavelmente por colonos de origem mourisca. A origem do nome é obscura, parece que têm origem árabe. A primeira citação conhecida vem da Carta de Arras del Cid, 1079, que aparece como "Villa Fabze". Também encontrado nesse documento, menciona "Escobare y Matricale", correspondendo a dois ex despovoado que estão dentro do atual município. Nesta época, ele fazia parte das defesas do início do Castilla.

Durante a Idade Média foi uma vila Behetría, mas no final deste período tornou-se realengo. Ele conheceu uma época áurea do final da Idade Média, e mais tarde ao fim do século XVI começa a decair.

O conjunto da cidade foi declarado de "Interesse Cultural" na categoria de "Conjunto Histórico" em 2 de Novembro de 1983. Incluem os muitos elementos da arquitetura popular espanhola preservados, que as casas são caracterizadas por rés do chão de pedra e tijolo superior ou adobe, às vezes com belas treliças de madeira. É crescente o número de vinícolas, agrupadas em uma pequena colina com vista para a aldeia, mas ainda voltadas à pequena produção.

Vídeo da cidade

(Procissão e festival anual de São Bartolo)

Imagens do povoado