Leiria é a capital do distrito de Leiria, em Portugal, situada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 60.000 habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um município com 565,09 km² de área e 126.897 habitantes (ref. 2011).

Leiria é o principal centro urbano da unidade e um importante centro de comércio, serviços e indústria.

Daqui imigraram nossos ancestrais da Cunha (Joaquim Ignácio).

Mapa Leiria

Origens

O nome Leiria em si, deriva de leira (do galaico-português medieval laria : a partir do proto-celta * ɸlār-yo-, semelhante ao lar em Irlandês antigo 'chão', em Bretão leur 'chão', em Galês llawr ' andar ') que em Português significa área de lotes agrícolas.

Leiria foi habitada pelos suevos em 414 d.C., e incorporada por Leovigildo no reino dos visigodos em 585 d.C. Mais tarde os mouros ocuparam esta a área, até à tomada por D. Afonso Henriques em 1135, durante a chamada Reconquista. A região foi alvo de ataques mouros até 1140.

O concelho recebeu o primeiro foral de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1142, sob o nome de Leirena.

No fim do século XV, o rei D. João I construiu um palácio real dentro das muralhas do castelo.

O município tem uma faixa costeira a ocidente, que a liga ao Oceano Atlântico. O feriado municipal é a 22 de maio e celebra a criação da diocese de Leiria, em 1545. A sua elevação a cidade ocorreu no dia 13 de Junho do mesmo ano.

Local

A cidade é banhada pelos rios Lis e o seu afluente, o Lena, sendo o Castelo de Leiria o seu monumento mais notável.

Leiria dispõe ainda, dentro do município, das Termas de Monte Real, de praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira e da mata municipal de Marrazes.

Ficam relativamente perto as históricas cidades de Ourém, Fátima, Pombal e Coimbra bem como a estância balnear da Figueira da Foz, uma das principais da região. Os portos da Figueira da Foz e de Peniche distam cerca de 50 km e 80 km, respectivamente.

Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas : Pratos Típicos – Morcela de Arroz; Negritos; Lentriscas; Bacalhoada com migas; Bacalhau com feijão frade; Ossinhos; Fritada; Cabrito; Feijoada; Leitão; Chanfana; Fritada dos peixinhos; Chanfana (Chainça); Bacalhau com Chícharos (Santa Catarina da Serra). Doces Regionais – Brisas do Lis; Lampreia de Ovos; Ovos Folhados; Bolinhos de Pinhão; Castanhas queimadas; Canudos de Leiria; Doce de amêndoa; Filhós de abóbora.

Vídeo da Cidade

Imagens da cidade