Mogadouro, Portugal

Mogadouro é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, com 3.549 habitantes.

É sede de um município com 760,65 km² de área e 9.542 habitantes, subdividido em 21 freguesias. O município é limitado a sueste pela Espanha.

Nesta região, além do português, fala-se sua própria língua: a língua mirandesa.

Este vilarejo é de onde originaram nossos ancestrais imigrantes portugueses, os Leite Velho Domingues.

Origem

Mogadouro possui registros de civilização do período neolítico, e posteriormente uma tribo celta, zelas, estabeleceram e trabalharam nas terras ao longo do Rio Douro. Vestígios funerários confirmam a romanização destas terras, e alguns raros vestígios da era visigótica. As influências das invasões mouras nesta região limitou-se à tapeçaria e tecelagem.

De então os muitos reis passados na era medieval construíram castelos, e considerando ali um ponto estratégico, a primeira fortificação nas regiões.

O nome do local evoluiu a partir desta solução: "Mogo" significa um "marcador", considerada uma delimitação de um território, um termo da linguagem na época. A Mogo do Douro (marca no Douro), ou Mogadouro, foi desenvolvido a partir de esta designação locacional.

O concelho recebeu carta cívica foral de D. Afonso III em 27 de Dezembro de 1272, na mesma época foi construído o Castelo de Mogadouro (vide fotos abaixo), e porém por pouco patrocínio da realeza, a região ficou estagnada até século XVI.

Vídeo da Cidade

Imagens do Vilarejo