Santoyo, Paléncia

Santoyo é um município da Espanha na província de Paléncia, comunidade autônoma de Castela e Leão, de área aproximada de 35 km², com população de somente 212 habitantes (censo de 2012), e densidade populacional de 7,7 hab/km².

Não foi encontrada nenhuma relação oficial do sobrenome da família com este vilarejo de mesmo nome, mas pela proximidade de apenas 50 km deste com Villahoz, de onde originaram quase todos os Santoyo, ainda poderá haver alguma desconhecida além de coincidência.

Santoyo foi um assentamento romano conhecido como Tela Augusta, referente ao general de Augusto, que estavam presentes na Hispânia durante as guerras da Cantábria, e onde havia a vila romana de Quintanas em meados dos século IV e V. Na década de 90 intervenções arqueológicas encontraram um forno de cerâmica, feitos de terra e cerâmica romana comum.

Origem

Com o colapso do território visigótico Unido foi abandonada, e esperou o repovoamento baseado em Santoyo no final do século X.

Sobre o nome desta cidade existem três teorias :

  • de Sanctus Ioannes, o patrono de Santoyo, e que dá nome à igreja paroquial é São João Batista (teoria mais provável).

  • de San Juán Yago (ou Tiago).

  • de San Audito que lutou contra a heresia ariana.

Fernán da área Armentales fundou dominando esta área, em tempos do Conde Garci Fernandez em setembro 988. Era uma cidade murada (séc. XI), da qual atualmente possui muito poucos vestígios.

Para mais informações, visite o site oficial do povoado aqui: http://santoyo.es

Vídeo promocional da cidade

(em espanhol)

Imagens do povoado